Publicações
NEM SEMPRE É O QUE PARECE – Como enfrentar a dislexia e os fracassos escolares (São Paulo: Alegro, 2002), escrito por Maria Eugênia Ianhez e Maria Angela Nico, “ferramenta útil para todos nós que desejamos compreender e ajudar nossos filhos, alunos e pacientes a se conhecerem mais e melhor, a se desenvolverem, a recuperarem a sua autoestima e, sobretudo, a serem felizes” (MAB).
VENCER LA DISLEXIA (Buenos Aires: Emecé Editores 2000), escrito por Eileen Simpson – disléxica – descreve as dificuldades, as incompreensões e as discriminações sofridas pela autora ao longo de sua vida. Sua luta pessoal para vencer a dislexia é uma história feita de medo e de coragem, de força de vontade e de amor.
ENTENDENDO A DISLEXIA – Um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura (Porto Alegre: Artmed, 2006), escrito por Sally Shaywitz, considerada uma das principais especialistas mundiais em leitura e dislexia, objetiva “auxiliar a compreender, identificar e suplantar os problemas de leitura”.
A DISLEXIA EM QUESTÃO – Dificuldades e fracassos na aprendizagem da língua escrita, redigido J. de Ajuriaguerra e outros (Porto Alegre: Artes Médicas, 1984), apresenta pontos de vista de diferentes especialistas sobre o assunto e temas correlatos.
Acolhendo, incluindo e trabalhando com alunos disléxicos – A experiência do Externato N. Sra. Menina (S. Paulo: Editora Frôntis Editorial, 2000), relato de Mario Angelo Braggio, publicado em Dislexia cérebro, cognição e aprendizagem, páginas 85-100.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – O que são? Como tratá-las? (Porto Alegre: Artmed, 2000), escrito por Nadia A. Bossa, “aborda a questão da dificuldade de aprendizagem escolar, apontando suas causas e formas de tratamento. É recomendado aos pais, professores e a todos os profissionais envolvidos com a questão da aprendizagem”.
CAMINHOS PARA A INCLUSÃO – Um guia para o aprimoramento da equipe escolar (Porto Alegre: Artmed, 2007), organizado por José Pacheco, “reúne experiências bem-sucedidas, realizadas na Áustria, Islândia, Espanha e em Portugal, direcionadas à educação inclusiva”. Inclui sugestões úteis para o aprimoramento da equipe escolar.